Sejam bem-vindos!

"Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for
um pouco de poeta." (Karl Weierstrass)




quinta-feira, 26 de maio de 2011

Matemáticos famosos: Galois


Évariste Galois nasceu na pequena aldeia francesa de Bourg-la-Reine, no dia 25 de outubro de 1811. Quando Évariste tinha apenas quatro anos de idade, seu pai foi eleito prefeito de Bourg-la-Reine. Nicolas-Gabriel Galois era um homem culto e cortês e durante seu mandato como prefeito conquistou o respeito da comunidade. Fora da política, seu maior interesse parece ter sido a composição de versos satíricos. Galois herdou de seu pai a veia poética e de sua mãe a melhor instrução possível até os 12 anos, quando o mandou para o Liceu de Louis-le-Grand, em Paris. Aquela casa de ensino mais parecia uma relíquia da idade média, dominada por um carrasco que fazia as vezes de diretor. Normalizada a vida no Liceu, Évariste continuou a ouvir suas aulas e dar conta das obrigações razoavelmente, graças principalmente à magnífica base primária que sua mãe lhe havia dado. Apesar de ter brilhado como aluno, no primeiro ano, Galois jamais foi um estudante atencioso aos ensinamentos. Sua mente estava quase sempre fora da classe de aula. Para ele aquelas preleções nada representavam, pois dentro de seu organismo já havia o gérmen da criação.
Foi somente com a idade de dezesseis anos que Galois pôde fazer seu primeiro curso de matemática. A ânsia de Galois pela matemática logo superou a capacidade do seu professor, e assim ele passou a estudar diretamente dos livros escritos pelos gênios da época. Indubitavelmente Galois recebeu de Lagrange suas idéias iniciais em Teoria das Equações.
Embora tenha morrido muito jovem, aos 21 anos, foi o criador de estruturas algébricas que ajudaram a solucionar praticamente todos os problemas matemáticos. Sua obra é curta, mas uma das poucas no mundo que não contém erros.