Sejam bem-vindos!

"Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for
um pouco de poeta." (Karl Weierstrass)




domingo, 30 de outubro de 2011

Matemáticos famosos: John McCarthy



John McCarthy (Boston, 4 de setembro de 192723 de outubro de 2011).
O matemático trabalhou na Universidade de Stanford e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de ter vencido o prêmio Turing em 1972 e a Medalha Nacional de Ciência em 1991.
Matemático e pesquisador da área de ciências da computação John McCarthy, responsável pela criação do termo “inteligência artificial” e inventor da linguaguem de programação Lisp.
A programação Lisp, uma das maiores conquistas de McCarthy, surgiu em 1958 e serviu para facilitar o desenvolvimento da inteligência artificial. A linguagem é das mais antigas ainda em uso e foi usada pela primeira vez ao colocar um computador para jogar xadrez contra um adversário humano.
Assim como outras personalidades que se foram neste mês (Steve Jobs e Dennis Ritchie), McCarthy mantém suas raízes espalhadas pelos sistemas de todo o mundo.


Fontes: techtudo.com.br/noticias
             g1.globo.com

domingo, 16 de outubro de 2011

Matemáticos famosos: Dennis Ritchie



Dennis MacAlistair Ritchie (Bronxville, 9 de Setembro de 1941Berkeley Heights, 12 de outubro de 2011) foi um cientista da computação estadunidense, notável pela sua influência em linguagens de programação como ALTRAN, B, BCPL e C, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX.
Nascido em Bronxville, Nova Iorque, Ritchie formou-se em física e matemática aplicada pela Universidade de Harvard. Em 1967 começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios Bell. Foi chefe do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies. Em 1983, ele e Ken Thompson receberam o Prémio Turing "pelo seu desenvolvimento de teoria de sistemas operativos genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operativo UNIX."
Desaparecido no mesmo mês da morte de Steve Jobs, pouca ou quase nenhuma atenção foi dada à morte de Dennis Ritchie. Saiu de cena com muita discrição. Ritchie era reservado, como a maioria dos pesquisadores de qualquer área costuma sê-lo.

Fonte:  wikipedia.com
           planetaosasco.com

sábado, 15 de outubro de 2011