Sejam bem-vindos!

"Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for
um pouco de poeta." (Karl Weierstrass)




quinta-feira, 17 de maio de 2012

Matemática e as Datas: Dia Internacional das Telecomunicações



Tudo começou com o telégrafo, primeiro aparelho moderno de telecomunicação. Como no século XIX já eram conhecidas as leis da eletricidade e do eletromagnetismo, foi possível a Samuel Morse registrar, em 1840, a patente do telégrafo. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. O método foi logo aceito no mundo todo.

Tempos depois, em 1866, um cabo transatlântico já ligava a Europa à América, funcionando regularmente sem problemas. Não foi preciso mais que dez anos, após essa data, para que Alexander Graham Bell patenteasse o primeiro telefone. Também ainda naquele século, no ano de 1890, Heinrich Hertz fez uma descoberta importantíssima: as ondas eletromagnéticas, que contribuíram para a radiodifusão que viria a ser implantada futuramente. Era apenas o começo.

O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em Paris, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Há datas importantes que remetem aos primórdios das telecomunicações:
1791 - Claude Chappe faz em Paris, as primeiras demonstrações do funcionamento do seu telégrafo óptico.
1794 - A construção da linha telegráfica Paris-Lille é concluída com o emprego do telégrafo óptico de Chappe.
1832 - Samuel Morse inventa o telégrafo elétrico (patenteado em 1840). O telégrafo óptico já tinha atingido cinco mil km de linhas na França.
1850 - França e Inglaterra ligam seus portos (Calais e Dover), no canal da Mancha, por cabo submarino para transmissões telegráficas.
1854 - David Hughes, físico inglês, inventa um telégrafo impressor, o teletipo.
1865 - A União Telegráfica Internacional é fundada em Paris, em 17 de maio. Em 1930, transforma-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT), com sede em Genebra, Hoje é a UITT.
1876 - Alexander Graham Bell obtém a patente da invenção do telefone, concedida no dia 10 de março.
1879 - D. Pedro II autoriza, mediante decreto, o funcionamento da Empresa de Telefonia no Brasil. Começam a funcionar os primeiros telefones no Rio de Janeiro.
1922 - É efetuada a primeira transmissão radiofônica no Brasil.
1926 - As primeiras demonstrações de televisão são realizadas por Baird, na Inglaterra, e pelos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos.
1936 - A estação Britsh Broadcasting Corporation (BBC) inicia suas transmissões regulares de TV, em Londres.
1947 - Três cientistas dos Laboratórios Bell inventam o transistor.
1957 - O primeiro satélite artificial, o Sputnik-I, é lançado pela ex-união das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
1967 - O decreto-lei no 200, de 25/2/1967, cria o Ministério das Comunicações.
1978 - A telefonia móvel celular é ativada no Japão.
1991 - O serviço de videoconferência é implantado no Brasil.
1992 - O primeiro telefone público com cartão é implantado no Rio de Janeiro, na Feira Eco-92.
1995 - A Rede Mundial de Computadores, a internet, é implantada no Brasil.
1997 - O primeiro serviço celular digital da Banda B começa a operar em Brasília.
2000 - O serviço Assymetric Digital Subscriber Line (ADSL) internet de alta velocidade é implantado no Brasil.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Matemática e as Datas: Dia do Trabalho





A História do Dia do Trabalho remonta o ano  de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional
Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente
Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.