Sejam bem-vindos!

"Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for
um pouco de poeta." (Karl Weierstrass)




quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Matemática em jogo: Xadrez



O xadrez é um jogo muito antigo e interessante. Desenvolve o raciocínio e a capacidade de concentração, além de proporcionar momentos de diversão.
Existe muitas lendas a respeito deste jogo. Uma delas é que envolve o conceito de potência:
Conta-se que um rei, entusiasmado com o jogo de xadrez, ordenou que dessem ao inventor do jogo o que ele pedisse. O inventor pediu: 1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro de xadez: 2 grãos pela segunda casa ; 4 pela terceira casa; 8 pela quarta casa; 16 pela quinta casa; 32 pela sexta casa; e assim sucessivamente, sempre dobrando o número de grãos que foi colocado na casa anterior, até completar as 64 casas.
A vontade do rei não pôde ser satisfeita. Mesmo juntando-se todos os celeiros do mundo não se conseguiria a quantidade pedida pelo inventor: dezoito quintilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um mil e seiscentos e quinze grãos de trigo,ou seja:
18 446 744 073 709 551 615

 Imagine que você queira economizar dinheiro pelo seguinte esquema: no 1º dia, você guarda um centavo; no 2º dia, dois centavos; no 3º dia, quatro centavos; no 4º dia, oito centavos, e assim sucessivamente. Ou seja, sempre guardando o dobro do que juntou no dia anterior.
Quanto você acha que economizaria, mais ou menos, em um mês?



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Matemática e saúde

25 de Novembro : Dia nacional do doador de sangue

Veja se você pode se tornar um doador de sangue.



Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:
  • Tenha entre 18 e 60 anos;
  •  Pese mais de 50 quilos ;
  • Não esteja grávida ;
  •  Já tenha se passado pelo menos 3 meses do último parto ou aborto ;
  •  Não tenha tido Doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro ;
  •  Não tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses ;
  •  Não tenha hepatite ou sífilis ;
  •  Não seja Epilético ;
  •  Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher) ;
  •  Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação ;
  •  Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Atenção, serão realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado:
  •  AIDS
  •  Sífilis
  •  Hepatite
  •  Doença de Chagas
  •  HTLV I/II
  •  Formas raras de Hemoglobina (anemias)
  •  Grupos Sangüíneos e Fator Rh
  •  Informações gerais

 O ato de doar sangue:
  •  Não emagrece
  •  Não engorda
  •  Não afina o sangue
  •  Não engrossa o sangue
  •  Não vicia

Pessoas que foram vacinadas contra sarampo ou com a BCG estão impedidas de doar sangue por um mês.
Pessoas vacinadas contra rubéola não podem doar por 02 semanas.

  
Veja como é simples doar sangue:

1° Passo
O processo de doação leva aproximadamente 1/2 hora. A doação em si dura apenas de 6 a 10 minutos.

2° Passo
Preencha a ficha do doador. Você ficará cadastrado em nosso banco.

3° Passo
Check-up médico. Um médico irá medir sua pressão e checar se você está apto a doar sangue. Não fique constrangido, algumas perguntas que fazem parte da rotina, serão feitas. Suas respostas são extremamente importantes e confidenciais.

4° Passo
A doação propriamente dita. Um profissional de saúde irá realizar a assepsia em seu braço e usar uma agulha descartável. Não há chance de contrair o vírus da AIDS ou nenhuma outra doença infecciosa doando sangue.

5° Passo
Após a doação você deverá descansar uns 10 minutos. Esse tempo é super importante e com isso você poderá fazer um lanche leve, fornecido gratuitamente.

Fonte:Abrale
http://www.abrale.org.br/como_ajudar/doacao_sangue/index.php


Onde doar:
http://www.abrale.org.br/como_ajudar/doacao_sangue/hemocentros.php

domingo, 21 de novembro de 2010

É matemática : Fractal


Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não-Euclidiana.
A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.
Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.
O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático  que descobriu a geometria fractal na década de 1970 , a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

Aniversário ilustre: Cecília Meireles


Cecília Meireles (07/11/1901 - 09/11/1964)

Grande escritora da literatura brasileira.Tendo feito aos 9 anos sua primeira poesia, estreou em 1919 com o livro de poemas Espectros, escrito aos 16 e recebido com louvor por João Ribeiro. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades.

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:

mais nada.

Matemáticos brasileiros


JACOB PALIS JUNIOR
Nasceu em 15 de março de 1940, Uberaba, Minas Gerais. Matemático brasileiro de renome internacional. Veio para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em Engenharia pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde ingressou em 1958. Ainda quando aluno de Engenharia, interessou-se por Matemática e Física para melhor entender os conceitos e fórmulas que lhe eram apresentadas em seu curso. Em agosto de 1964 iniciou seu programa de doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley, concluído em 1967 sob a orientação do destacado matemático Stephen Smale (Medalha Fields, 1966). Ocupa desde 1973 o cargo de professor no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro. Foi diretor do instituto entre 1993 e 2003. No decorrer de sua trajetória como matemático contribui e muito para a expansão da grade curricular da matemática no Brasil. É o atual presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). É coordenador do Instituto do Milênio "Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira". É membro estrangeiro da National Academy of Sciences (Academia de Ciências dos EEUU) e da Académie des Sciences (Academia de Ciências da França).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Piadas de matemática

Newton, Pascal, Einstein
Newton, Pascal, Einstein e vários outros cientistas importantes estavam no céu, quando um deles sugeriu que brincassem de esconde-esconde. Einstein começou a contar e todos se esconderam, menos Newton que desenhou no chão um quadrado com 1 metro de lado, onde ficou parado. Quando Einstein terminou de contar, perguntou para o Newton por que não havia se escondido ainda.
O que ele respondeu?
- Eu não sou Newton, sou Pascal. (Pa = N/m²).

Poema matemático

Aula de matemática
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
Antônio Carlos Jobim

Matemáticos famosos: Euler

Leonard Euler nasceu a 15 de Abril de 1707 em Basileia, Suíça.
Seu pai, Paul Euler, estudou Teologia na Universidade de Basileia onde aprendeu Matemática com Jean Bernoulli (1667-1748). Desde pequeno, foi ganhando gosto pela Matemática. As aulas que seu pai lhe dava terão tido uma influência decisiva no seu fascínio pela disciplina. Na escola, pouco aprendeu de Matemática. Porém, o gosto que tinha ganho pela disciplina levou-o a estudar sozinho diversos livros de Matemática e a ter lições às escondidas. Leonard Euler entrou para a universidade em 1720, com 14 anos, para, primeiro, ter uma instrução geral e só mais tarde obter estudos mais avançados. Em 1723, obteve o grau de Mestre em Filosofia. Neste mesmo ano, começou a estudar Teologia. Mas, embora tendo sido toda a vida um cristão devoto, nunca sentiu o mesmo entusiasmo pela Teologia que sentia pela Matemática. Euler recebeu uma instrução bastante ampla pois estudou, além de Matemática, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais.
Já desde 1735, Euler sofria de alguns problemas de saúde, como febres altas. Em 1738, perdeu a visão do olho direito, devido ao excesso de trabalho.  Mas tal infelicidade não diminuiu em nada a sua produção Matemática. Conta-se que terá dito que o seu lápis o superava em inteligência tal era a velocidade com que escrevia.
A sua capacidade para o cálculo mental era tão grande que conseguia fazer, de cabeça, cálculos que outros matemáticos tinham dificuldades de fazer no papel. Conta-se que quando dois dos seus alunos calculavam a soma de uma série até ao décimo sétimo termo, Euler detectou um erro no décimo quinto termo e calculou, mentalmente, o resultado certo. aos 76 anos faleceu subitamente enquanto tomava chá com um dos seus netos.