Sejam bem-vindos!

"Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for
um pouco de poeta." (Karl Weierstrass)




quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Matemáticos famosos: Euler

Leonard Euler nasceu a 15 de Abril de 1707 em Basileia, Suíça.
Seu pai, Paul Euler, estudou Teologia na Universidade de Basileia onde aprendeu Matemática com Jean Bernoulli (1667-1748). Desde pequeno, foi ganhando gosto pela Matemática. As aulas que seu pai lhe dava terão tido uma influência decisiva no seu fascínio pela disciplina. Na escola, pouco aprendeu de Matemática. Porém, o gosto que tinha ganho pela disciplina levou-o a estudar sozinho diversos livros de Matemática e a ter lições às escondidas. Leonard Euler entrou para a universidade em 1720, com 14 anos, para, primeiro, ter uma instrução geral e só mais tarde obter estudos mais avançados. Em 1723, obteve o grau de Mestre em Filosofia. Neste mesmo ano, começou a estudar Teologia. Mas, embora tendo sido toda a vida um cristão devoto, nunca sentiu o mesmo entusiasmo pela Teologia que sentia pela Matemática. Euler recebeu uma instrução bastante ampla pois estudou, além de Matemática, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais.
Já desde 1735, Euler sofria de alguns problemas de saúde, como febres altas. Em 1738, perdeu a visão do olho direito, devido ao excesso de trabalho.  Mas tal infelicidade não diminuiu em nada a sua produção Matemática. Conta-se que terá dito que o seu lápis o superava em inteligência tal era a velocidade com que escrevia.
A sua capacidade para o cálculo mental era tão grande que conseguia fazer, de cabeça, cálculos que outros matemáticos tinham dificuldades de fazer no papel. Conta-se que quando dois dos seus alunos calculavam a soma de uma série até ao décimo sétimo termo, Euler detectou um erro no décimo quinto termo e calculou, mentalmente, o resultado certo. aos 76 anos faleceu subitamente enquanto tomava chá com um dos seus netos.

Nenhum comentário: