Sejam bem-vindos!

"Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for
um pouco de poeta." (Karl Weierstrass)




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Matemática e saúde: AIDS


Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembléia Mundial de Saúde decidiu transformar 1o de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.
Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.
No Brasil, a homenagem vigora desde 1988 a partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde que, seguindo o exemplo da OMS, elabora uma campanha a cada ano para alertar a população sobre os avanços da doença.

Um laço cor de rosa se tornou símbolo de luta contra o câncer de mama. Já o de cor amarela representa a conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra. O lilás é usado para lembrar a violência urbana. E o vermelho, como vocês já devem ter visto, é o símbolo de solidariedade e comprometimento no combate à AIDS.
Idealizado em 1991 pelo grupo de profissionais de arte de Nova York, Visual Aids, para homenagear amigos e colegas que haviam morrido de AIDS, o símbolo ganhou a cor vermelha por estar associada ao sangue e à paixão.
Diz a lenda, o laço vermelho foi adotado por ativistas americanos como adereço nas roupas para simbolizar o V da vitória só que invertido. Caso a cura da doença fosse alcançada, o laço voltaria a ser usado na posição correta.


Em números
Levantamento, realizado com mais de 35 mil meninos de 17 a 20 anos de idade, indica que, em cinco anos, a prevalência do HIV passou de 0,09% para 0,12% - quanto menor a escolaridade, maior o percentual de infectados pelo vírus da aids.

Saiba mais acessando:

Nenhum comentário: